• pormenor reserva branco 2016

    Pormenor Reserva Branco 2016

    Vinificação

    O vinho Pormenor Reserva Branco 2016, foi vinificado com um blend de uvas provenientes de castas típicas do Douro com especial predominância de Rabigato, Malvasia fina e Códega do Larinho. A vindima foi feita em inicio de Setembro de forma a manter a acidez desejada. Uvas provenientes de vinhas muito velhas, acima dos 70 anos e plantadas em altitudes compreendidas entre os 600m a 800m, na zona de Carrazeda de Ansiães – Pombal, Douro Superior. Solos típicos de mica-xisto que conferem uma maior sensação de frescura ao vinho. Uvas desengaçadas após passagem por tapete de escolha e mosto decantado a frio durante 24 horas. Fermentou naturalmente sem adição de leveduras e estagiou em contacto com as borras durante 10 meses em barricas usadas de Carvalho Francês, sem controlo de temperatura e sem battonage. Não foi sujeito a fermentação malo láctica. Vinho não estabilizado antes do engarrafamento, poderá com o tempo em garrafa, ganhar algum depósito ou cristais naturais.

    Castas

    Castas típicas do Douro com predominância de Rabigato, Malvasia fina e Códega do Larinho.

    Notas de prova

    Vinho de cor límpida e amarelo palha. No nariz, descobrem-se aromas florais contidos, evidenciando uma forte mineralidade. Acidez bem marcada com evidência de citrinos, maçã verde e ananas. Ligeiro toque a madeira. Na prova revela boa intensidade de boca típico de uvas provenientes de vinhas velhas. Acidez marcante e elegante com final médio longo, ermina com um toque tostado muito ligeiro e equilibrado proveniente do estágio em barricas usadas de Carvalho Francês. Conjunto bem integrado. Bom potencial de envelhecimento. Acompanha bem opções com gordura média. Pratos de peixe, carnes brancas, queijos de pasta mole, risoto e aves.

    Engarrafamento

    31 de Agosto 2017

    Quantidade produzida e engarrafada

    2.400 garrafas de 750ml
    66 garrafas de 1500ml

  • Pormenor Reserva Branco 2015

    Vinificação

    O vinho Pormenor Reserva Branco 2015, foi vinificado com um blend de uvas provenientes de castas típicas do Douro com especial predominância de Rabigato, Malvasia fina e Códega do Larinho. A vindima foi feita em inicio de Setembro de forma a manter a acidez desejada. Uvas provenientes de vinhas muito velhas, acima dos 70 anos e plantadas em altitudes compreendidas entre os 600m a 800m, na zona de Carrazeda de Ansiães – Pombal, Douro Superior. Solos típicos de mica-xisto que conferem uma maior sensação de frescura ao vinho. Uvas desengaçadas após passagem por tapete de escolha e mosto decantado a frio durante 24 horas. Fermentou naturalmente sem adição de leveduras e estagiou em contacto com as borras durante 10 meses em barricas usadas de Carvalho Francês, sem controlo de temperatura e sem battonage. Não foi sujeito a fermentação malo láctica. Vinho não estabilizado antes do engarrafamento, poderá com o tempo em garrafa, ganhar algum depósito ou cristais naturais.

    Castas

    Castas típicas do Douro com predominância de Rabigato, Malvasia fina e Códega do Larinho.

    Notas de prova

    Vinho de cor límpida e amarelo palha. No nariz, descobrem-se aromas florais contidos, evidenciando uma forte mineralidade. Acidez bem marcada com evidência de citrinos, maçã verde e ananas. Ligeiro toque a madeira. Na prova revela boa intensidade de boca típico de uvas provenientes de vinhas velhas. Acidez marcante e elegante com final médio longo, termina com um toque ligeiro a e equilibrado proveniente do estágio em barrica. Conjunto bem integrado. Bom potencial de envelhecimento. Acompanha bem opções com gordura média. Pratos de peixe, carnes brancas, queijos de pasta mole, risoto e aves.

    Engarrafamento

    31 de Outubro 2016

    Quantidade produzida e engarrafada

    1.686 garrafas de 750ml
    30 garrafas de 1500ml

    pormenor reserva branco 2015

    Lingering beautifully on the finish, it shows off its fruit and its length, but never forget what it does best—this is about the precision and finesse.

  • pormenor reserva branco 2014

    The acidity does a pretty good job of cutting throught the oak on the palate and ofen this does seem rather elegant.

    Pormenor Reserva Branco 2014

    Vinificação

    O vinho Pormenor Reserva Branco 2014, foi produzido a partir de mistura de uvas de várias castas típicas do Douro com predominância de Rabigato e Códega do Larinho. As uvas foram colhidas em finais de Agosto de forma a manter a acidez desejada. Uvas originárias de vários agricultores provenientes de vinhas muito velhas plantadas em altitudes compreendidas entre os 600m a 800m, na zona de Carrazeda de Ansiães – Pombal, Douro Superior. O vinho, Pormenor Reserva Branco, fermentou e estagiou naturalmente durante 9 meses em barricas usadas de Carvalho Francês provenientes da Borgonha, sem controlo de temperatura e sem battonage.

    Castas

    Castas típicas do Douro com predominância de Rabigato e Códega do Larinho.

    Notas de prova

    No nariz, descobrem-se aromas muito contidos e complexos, evidenciando uma forte mineralidade. Toques cítricos evidentes e cativantes, com sugestões de ananas e lima que não escondem o toque suave do estágio em barrica usada de Carvalho Francês. Na prova, mostra-se gordo e encorpado, simultaneamente elegante e de final longo com uma secura bastante evidente, que resulta da boa acidez natural, em equilíbrio perfeito com a tosta de madeira muito fina e muito bem integrada. Bom potencial de envelhecimento. Acompanha bem opções com gordura média. Pratos de peixe, queijos, carnes brancas, risoto e aves.

    Engarrafamento

    29 de Julho 2015

    Quantidade produzida e engarrafada

    1.330 garrafas de 750ml
    50 garrafas de 1500ml

  • Pormenor Reserva Branco 2013

    Vinificação

    O vinho Pormenor Reserva Branco 2013, foi produzido a partir de mistura de uvas de várias castas típicas do Douro com predominância de Rabigato e Códega do Larinho. Em ano de vindima complicado, as uvas foram colhidas em finais de Agosto de forma a obter a acidez desejada. As uvas, originárias de vários agricultores, são provenientes de vinhas muito velhas plantadas em altitude compreendida entre os 600m a 800m, na zona de Carrazeda de Ansiães, Douro Superior. Este vinho, Pormenor Reserva Branco, fermentou e estagiou naturalmente durante 9 meses em barricas usadas de Carvalho Francês provenientes da Borgonha, sem controlo de temperatura e sem battonage.

    Castas

    Castas típicas do Douro com predominância de Rabigato e Códega do Larinho.

    Notas de prova

    Cor limpa e vibrante. No nariz, descobrem-se aromas muito contidos e complexos, evidenciando uma mineralidade muito própria. Toques cítricos evidentes e cativantes, com sugestões de ananas e lima que não escondem o toque suave do estágio em barrica usada de Carvalho Francês. Na prova, revela-se gordo e encorpado, simultaneamente muito elegante e de final longo com uma secura bastante evidente, resultado da elevada acidez natural, em equilíbrio perfeito com a tosta de madeira muito fina e muito bem integrada. Acompanha bem, pratos de peixe, queijos, carnes brancas e aves.

    Engarrafamento

    Terceira semana de Julho 2014

    Quantidade produzida e engarrafada

    1.200 garrafas de 750ml
    32 garrafas de 1500ml

    pormenor reserva branco 2013

    The palate of the slightly deeper yellow Reserva is firmer, more concentrated, grapefruity and mineral once you get past the oak.

  • pormenor branco 2016

    Pormenor Branco 2016

    Vinificação

    O vinho Pormenor branco 2016, foi produzido a partir de uma mistura de várias castas típicas Durienses com predominância das castas Rabigato, Malvasia Fina e Códega do Larinho. As uvas, provêm de vinhas velhas plantadas em altitudes entre os 600m e os 700m, na zona de Carrazeda de Ansiães – Douro Superior, vindimadas em final do mês de Agosto de forma a preservar a sua acidez natural. Este Pormenor Branco fermentou em cuba de inox em contacto com as borras finas até ao engarrafamento conferindo um bom volume de boca. Por outro lado, perde propositadamente a componente mais forte de fruta, preservando desta forma a sua frescura e mineralidade que contrastam com uma muito equilibrada acidez, características típicas dos solos de micaxisto.

    Castas

    Vinhas velhas, com predominância de Rabigato e Malvasia Fina e Códega do Larinho.

    Notas de prova

    Apresenta uma cor cristalina e palha, revelando no nariz, aromas frescos, fruta citrina e de caroço, muito leve. Na prova, apresenta bom volume de boca, salgado, acidez marcante, curiosa e cativante. Um vinho com muita personalidade, equilibrado e elegante, com notas de fruta cítrica e final de boca médio e redondo. Acompanha bem, pratos de peixe grelhado e mariscos, carnes brancas e massas.

    Engarrafamento

    07 Junho de 2017

    Quantidade produzida e engarrafada

    11.020 garrafas de 750ml
    147 garrafas de 1500ml

  • Pormenor Branco 2015

    Vinificação

    O vinho Pormenor branco 2015, foi produzido a partir de uma mistura de várias castas típicas Durienses com predominância das castas Rabigato, Malvasia Fina e Códega do Larinho. As uvas, provêm de vinhas velhas plantadas em altitudes entre os 600m e os 700m, na zona de Carrazeda de Ansiães – Douro Superior, vindimadas em final do mês de Agosto de forma a preservar a sua acidez natural. Este Pormenor Branco fermentou em cuba de inox em contacto com as borras finas até ao engarrafamento conferindo um bom volume de boca. Por outro lado, perde propositadamente a componente mais forte de fruta, preservando desta forma a sua frescura e mineralidade que contrastam com uma muito equilibrada acidez, características típicas dos solos de micaxisto.

    Castas

    Vinhas velhas, com predominância de Rabigato e Malvasia Fina e Códega do Larinho.

    Notas de prova

    Apresenta uma cor cristalina e palha, revelando no nariz, aromas frescos, fruta citrina e de caroço, muito leve. Na prova, apresenta bom volume de boca, salgado, acidez marcante, curiosa e cativante. Um vinho com muita personalidade, equilibrado e elegante, com notas de fruta cítrica e final de boca médio e redondo. Acompanha bem, pratos de peixe grelhado e mariscos, carnes brancas e massas.

    Engarrafamento

    12 Maio de 2016

    Quantidade produzida e engarrafada

    7.794 garrafas de 750ml

    pormenor branco 2015

    This is beautifully constructed, showing good concentration, tension on the finish and length as well.

  • pormenor branco 2014

    Solid in mid-palate and presistent on the finish, it is marked by some stone-washed nuances …

    Pormenor Branco 2014

    Vinificação

    O vinho Pormenor Colheita branco 2014, foi produzido a partir de uma mistura de várias castas Durienses com predominância das castas Rabigato e Códega do Larinho. Uvas, provenientes de vinhas velhas plantadas em altitudes entre os 400m e os 500m, na zona de Carrazeda de Ansiães, Douro Superior, foram colhidas no final de Agosto de forma a preservar a acidez natural. Este Pormenor Colheita Branco fermentou em cuba de inox em contacto com o mosto até ao engarrafamento preservando desta forma a sua frescura e mineralidade, que contrastam com uma elevada acidez, características típicas dos solos de micaxisto.

    Castas

    Castas típicas do Douro com predominância de Rabigato e Códega do Larinho.

    Notas de prova

    Apresenta uma cor cristalina, revelando no nariz, aromas frescos e fruta discreta com predominante mineralidade. Na prova, apresenta um bom volume de boca e uma acidez muito própria, curiosa e cativante. Um vinho com muita personalidade simultaneamente leve, equilibrado e elegante, com notas de cítricas e final de boca redondo e fascinante. Acompanha bem, pratos de peixe grelhado e mariscos, carnes brancas e massas.

    Engarrafamento

    29 Julho de 2015

    Quantidade produzida e engarrafada

    3.880 garrafas de 750ml

  • Pormenor Branco 2013

    Vinificação

    O vinho Pormenor Colheita branco 2013, foi produzido a partir de uma mistura de várias castas Durienses com predominância das castas Rabigato e Códega do Larinho. Em ano de vindima complicado, as uvas, provenientes de vinhas muito velhas plantadas em altitude entre os 400m e os 500m, na zona de Carrazeda de Ansiães, Douro Superior, foram colhidas no final de Agosto de forma a preservar a acidez desejada originando um vinho muito equilibrado. Este Pormenor Colheita Branco fermentou e estagiou em cuba de inox, apresentando-se muito fresco e mineral, que contrasta com uma elevada acidez, características típicas dos solos de micaxisto.

    Castas

    Castas típicas do Douro com predominância de Rabigato e Códega do Larinho.

    Notas de prova

    Apresenta uma cor cristalina, revelando no nariz, aromas frescos e fruta discreta com predominante mineralidade. Na prova, apresenta um bom volume de boca e uma acidez muito própria, curiosa e cativante. Um vinho com muita personalidade, leve, equilibrado e elegante, com notas de frutas cítricas e final de boca redondo e fascinante. Acompanha bem, pratos de peixe grelhado e mariscos, carnes brancas e massas.

    Engarrafamento

    Terceira semana de Julho 2014

    Quantidade produzida e engarrafada

    2.448 garrafas de 750ml

    pormenor branco 2013

    A ripe, very seamless undertow of acidity carries a long finish.

  • pormenor tinto 2015

    Pormenor Tinto 2015

    Vinificação

    O Vinho Pormenor Tinto 2015 foi produzido através de um blend de castas típicas do Douro, provenientes de vinhas com idade superior a 60 anos, cultivadas a mais de 500 m de altitude, em Soutelo do Douro. O calor e a pouca humidade predominantes no ano de 2015 permitiram um desenvolvimento muito equilibrado que influenciou positivamente a maturação das uvas colhidas em inícios de Setembro. Pretende-se um vinho fresco e elegante, de aroma contido e boca persistente, não muito prolongada. Fermentação e maceração prolongada em cubas de inox. Estágio de 18 meses em barricas usadas de Carvalho Francês de 225 litros até ao engarrafamento.

    Castas

    Vinhas velhas, com predominância de Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Rufete.

    Notas de prova

    Violeta na cor, no nariz revela-se discreto com predominante frescura, toque verde roçando o mineral dando ideia de uma ligeira pedra molhada. Na boca pretende-se pouco exuberante, frutas pretas predominando a sua forte frescura que resulta de uma acidez muito bem integrada, não se mostrando no entanto, muito exuberante. Em continuo crescendo, torna-se um vinho de fácil tato com notas predominantemente frescas em que se denota ligeira fruta e tosta discreta e bem integrada do estágio em barricas de madeira usadas. Final médio longo. Para consumo imediato apesar do seu potencial de envelhecimento e previsível boa evolução em garrafa.

    Engarrafamento

    01 Setembro de 2017

    Quantidade produzida e engarrafada

    6.350 garrafas de 750ml
    205 garrafas de 1500ml

  • Pormenor Tinto 2014

    Vinificação

    O Vinho Pormenor Tinto 2014, foi produzido através de um blend de castas típicas do Douro. Plantadas a uma altitude superior a 500m e provenientes de vinhas com idade superior a 50 anos em Soutelo do Douro. O ano de 2014 caracteriza-se com um ano de húmido. Muita chuva que influenciou a maturação das uvas colhidas em inícios de Setembro. Pretende-se um vinho fresco e elegante, de aroma contido e boca persistente não muito prolongada. Fermentação e maceração em cubas de inox com uma pequena parte do engaço durante o processo fermentativo. Estágio em barricas usadas de Carvalho Francês de 225 litros até ao engarrafamento.

    Castas

    Vinhas velhas, com predominância de Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Rufete.

    Notas de prova

    Violeta de cor, no nariz revela-se discreto com predominante frescura, verde, mineral e ligeira pedra molhada. Na boca pretende-se pouco exuberante, predominando a sua forte acidez. Elegante, não se mostra muito exuberante. Em continuo crescendo, torna-se um vinho de fácil tato com notas predominantemente frescas em que se denota um pequeno toque a pedra molhada. Tosta discreta e bem integrada das barricas de madeira usadas. Final médio longo. Para consumo imediato apesar do seu potencial de envelhecimento e previsível boa evolução em garrafa.

    Engarrafamento

    22 de Julho de 2016

    Quantidade produzida e engarrafada

    6.190 garrafas de 750ml
    130 garrafas de 1500ml

    pormenor tinto 2014

    Elegant and friendly, it doesn't have a lot of depth or vivid flavor, but it has a juicy finish with just enough fruit.

  • pormenor tinto 2013

    It showed fresh red currant, cherry and plum fruit with a very subtle hint of florality.

    … finishing with fine intensity of flavor and projecting a sliky feel on palate.

    Pormenor Tinto 2013

    Vinificação

    O Vinho Pormenor Tinto 2013, foi produzido através de uma mistura de várias castas típicas do Douro provenientes de Soutelo do Douro. Vinhas de idade superior a 50 anos e plantadas a uma altitude entre os 500m e os 600m, as uvas foram colhidas em inícios de Setembro de forma a manter um nível alto de acidez com o objetivo de produzir um vinho fresco. Após fermentação e maceração em cuba de inox durante 25 dias, com uma parte do engaço, estagiou 14 meses em barricas usadas de Carvalho Francês provenientes da Borgonha, até ao engarrafamento.

    Castas

    Castas típicas do Douro com predominância de Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Rufete.

    Notas de prova

    No nariz, revela-se um vinho discreto com toques de fresco, verde e mineral. Elegante. Na boca é discreto, rustico, simples e pouco exuberante. Em continuo crescendo, torna-se um vinho de fácil tato com notas de frescura evidentes e toque a pedra molhada, com leve e discreto fumado proveniente da tosta discreta das barricas de madeira usadas. Vinho muito fresco e elegante de final médio longo.

    Engarrafamento

    19 de Março de 2015

    Quantidade produzida e engarrafada

    5.446 garrafas de 750ml
    130 garrafas de 1500ml