• pormenor tinto 2015

    …the elegance and balance make this very pretty and a pleasure to drink. It should hold pretty well for a decade or so, but there is no real reason to wait…
    88 RPP

    Pormenor Tinto 2015

    Vinificação

    O Vinho Pormenor Tinto 2015 foi produzido através de um blend de castas típicas do Douro, provenientes de vinhas com idade superior a 60 anos, cultivadas a mais de 500 m de altitude, em Soutelo do Douro. O calor e a pouca humidade predominantes no ano de 2015 permitiram um desenvolvimento muito equilibrado que influenciou positivamente a maturação das uvas colhidas em inícios de Setembro. Pretende-se um vinho fresco e elegante, de aroma contido e boca persistente, não muito prolongada. Fermentação e maceração prolongada em cubas de inox. Estágio de 18 meses em barricas usadas de Carvalho Francês de 225 litros até ao engarrafamento.

    Castas

    Vinhas velhas, com predominância de Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Rufete.

    Notas de prova

    Violeta na cor, no nariz revela-se discreto com predominante frescura, toque verde roçando o mineral dando ideia de uma ligeira pedra molhada. Na boca pretende-se pouco exuberante, frutas pretas predominando a sua forte frescura que resulta de uma acidez muito bem integrada, não se mostrando no entanto, muito exuberante. Em continuo crescendo, torna-se um vinho de fácil tato com notas predominantemente frescas em que se denota ligeira fruta e tosta discreta e bem integrada do estágio em barricas de madeira usadas. Final médio longo. Para consumo imediato apesar do seu potencial de envelhecimento e previsível boa evolução em garrafa.

    Engarrafamento

    01 Setembro de 2017

    Quantidade produzida e engarrafada

    6.350 garrafas de 750ml
    205 garrafas de 1500ml

  • Pormenor Tinto 2014

    Vinificação

    O Vinho Pormenor Tinto 2014, foi produzido através de um blend de castas típicas do Douro. Plantadas a uma altitude superior a 500m e provenientes de vinhas com idade superior a 50 anos em Soutelo do Douro. O ano de 2014 caracteriza-se com um ano de húmido. Muita chuva que influenciou a maturação das uvas colhidas em inícios de Setembro. Pretende-se um vinho fresco e elegante, de aroma contido e boca persistente não muito prolongada. Fermentação e maceração em cubas de inox com uma pequena parte do engaço durante o processo fermentativo. Estágio em barricas usadas de Carvalho Francês de 225 litros até ao engarrafamento.

    Castas

    Vinhas velhas, com predominância de Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Rufete.

    Notas de prova

    Violeta de cor, no nariz revela-se discreto com predominante frescura, verde, mineral e ligeira pedra molhada. Na boca pretende-se pouco exuberante, predominando a sua forte acidez. Elegante, não se mostra muito exuberante. Em continuo crescendo, torna-se um vinho de fácil tato com notas predominantemente frescas em que se denota um pequeno toque a pedra molhada. Tosta discreta e bem integrada das barricas de madeira usadas. Final médio longo. Para consumo imediato apesar do seu potencial de envelhecimento e previsível boa evolução em garrafa.

    Engarrafamento

    22 de Julho de 2016

    Quantidade produzida e engarrafada

    6.190 garrafas de 750ml
    130 garrafas de 1500ml

    pormenor tinto 2014

    Elegant and friendly, it doesn't have a lot of depth or vivid flavor, but it has a juicy finish with just enough fruit.

  • pormenor tinto 2013

    It showed fresh red currant, cherry and plum fruit with a very subtle hint of florality.

    … finishing with fine intensity of flavor and projecting a sliky feel on palate.

    Pormenor Tinto 2013

    Vinificação

    O Vinho Pormenor Tinto 2013, foi produzido através de uma mistura de várias castas típicas do Douro provenientes de Soutelo do Douro. Vinhas de idade superior a 50 anos e plantadas a uma altitude entre os 500m e os 600m, as uvas foram colhidas em inícios de Setembro de forma a manter um nível alto de acidez com o objetivo de produzir um vinho fresco. Após fermentação e maceração em cuba de inox durante 25 dias, com uma parte do engaço, estagiou 14 meses em barricas usadas de Carvalho Francês provenientes da Borgonha, até ao engarrafamento.

    Castas

    Castas típicas do Douro com predominância de Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Rufete.

    Notas de prova

    No nariz, revela-se um vinho discreto com toques de fresco, verde e mineral. Elegante. Na boca é discreto, rustico, simples e pouco exuberante. Em continuo crescendo, torna-se um vinho de fácil tato com notas de frescura evidentes e toque a pedra molhada, com leve e discreto fumado proveniente da tosta discreta das barricas de madeira usadas. Vinho muito fresco e elegante de final médio longo.

    Engarrafamento

    19 de Março de 2015

    Quantidade produzida e engarrafada

    5.446 garrafas de 750ml
    130 garrafas de 1500ml